1º

PHULIA BRANCO

     Phulia Branco é um vinho fresco e jovem, o melhor exemplo das festividades da região do Minho, da música, cor e alegria das suas pessoas, especialmente de Viana do Castelo.

Castas

     Phulia Branco é produzido a partir de uvas de vinhas Loureiro, plantadas em dois diferentes locais: vinha de Nogueira e vinha de Ponte. As vinhas de Nogueira são plantadas em patamares, aproveitando a vantagem do declive do solo. As vinhas de Ponte situam-se num local solarengo, de forma a que as uvas estejam numa temperatura quente e luminosa, necessária para o seu amadurecimento.

Conceção do vinho, envelhecimento e armazenamento

     As uvas são recolhidas manualmente e os seus cachos são gentilmente esmagadas na adega, para extrair os sabores naturais da uva. O sumo é protegido da oxidação com gelo seco e permanece assim por uns dias, até estar pronto para fermentação. A fermentação ocorre num ambiente com temperatura controlada, visando a manutenção dos sabores variados do Loureiro e o desenvolvimento de alguns apontamentos fermentativo.  Terminada esta fase, o vinho é decantado e preparado para ser engarrafado.

A prova

     Phulia Branco tem uma cor esverdeada clara. Apresenta um perfume floral com apontamentos frutado: flores brancas, loureiro, estragão, ananás, com alguns vestígios de maracujá e banana. No palato, o gás é muito fino para ser fresco e equilibrado.

Detalhes técnicos

     Phulia Branco é ideal para peixe grelhado ou uma salada leve. Para atingir a sua plenitude, deve ser servido entre os 6º e os 10º.

       Álcool: 11.5%; Acidez Total: 6.9 g/l (acidez tartárica); açúcar residual: 0.5 g/l; pH: 3.06.